1991:
- O jovem e já experiente (6 anos de vivência em empresas como Volkswagen do Brasil S.A. e Jaraguá Industrias Mecânicas S.A.) Eng. Marcos Vaskevicius, diante de uma grave crise na economia brasileira, é convidado, e aceita integrar uma equipe de docentes responsáveis por viabilizar a implantação do primeiro e até hoje único Curso Técnico em Desenho e Projetos de Mecânica em uma escola pública, na cidade de São Paulo;
- Assim buscando conectar as suas aulas e os seus alunos com a realidade do mundo empresarial, o agora docente Marcos Vaskevicius consegue ao longo desse primeiro ano de trabalho na ETESG Prof. APRÍGICO GONZAGA (atual ETEC Prof. APRÍGIO GONZAGA do Centro Paula Souza), promover os seguintes eventos (pioneiros na história dessa escola) de relacionamento com esse universo:
- Palestra sobre “AÇOS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA E AÇOS PARA FERRAMENTAS” oferecida pela empresa AÇOS VILLARES S.A.
- Visita técnica a uma fábrica de redutores industriais, oferecida pela empresa REDUTORES TRANSMOTÉCNICA LTDA.
- Palestra sobre “DESENHO ASSISTIDO PELO COMPUTADOR” oferecida pela instituição SENAC INFORMÁTICA.
1992:
- Em função de novos desafios pessoais e profissionais, o referido professor se viu sem condições de dar continuidade as ações de relacionamento com empresas, iniciadas no ano seguinte.
1993:
- Face, ao convite do Diretor da ETESG Prof. APRÍGIO GONZAGA, o Prof. Marcos Vaskevicius, resolve aceitar a função de Coordenador do Curso Técnico em Desenho e Projetos de Mecânica, na qual teve a difícil tarefa de consolidar a implantação da infraestrutura (laboratórios de Projetos, de Processos Industriais e Metrologia) bem como de renovar o corpo docente e ainda de criar o primeiro Manual de Gestão para um curso técnico na rede pública. Assim foi impossível retomar ao longo desse ano as ações de relacionamento com o setor empresarial.
1994:
- Uma vez, concluída a meta de tornar melhor organizado e estruturado o Curso Técnico em Desenho e Projetos de Mecânica o referido docente retoma com entusiasmo o seu trabalho na sala de aula, indo atrás de realizar um primeiro evento que difundisse atualização tecnológica entre as várias escolas técnicas nas quais ele trabalhava ou já tivera trabalhado. Assim foi organizado na ETE MARTIN LUTHER KING (atual ETEC MARTIN LUTHER KING do Centro Paula Souza), reunindo alunos de três diferentes instituições do ensino técnico da cidade de São Paulo, o “I CONGRESSO DE METROLOGIA INDUSTRIAL” (I COMIN) em uma parceria, inédita até então na história do ensino técnico estadual, com a empresa STARRETT IND. E COM. LTDA., conforme ilustram as fotos a seguir:
1995:
- Mediante um disputado concurso público o Eng. e Prof. Marcos Vaskevicius, torna-se docente titular do Centro Paula Souza junto da ETE MARTIN LUTHER KING (atual ETEC MARTIN LUTHER KING);
- Ao assumir o seu cargo na referida escola é convidado pelo Diretor Geral, para exercer ao longo desse ano a função de Coordenador do Curso Técnico em Mecânica. O convite é aceito e assim o Prof. Marcos Vaskevicius busca não apenas melhorar a organização geral (pedagógica+estrutural), mas também implanta o primeiro Manual de Gestão desse curso, ao longo de toda a história dessa escola;
- Além disso, o referido docente implanta as primeiras parcerias da história dessa ETE, com empresas multinacionais, visando aprimorar a competitividade da formação oferecida aos alunos, em temas nos quais a escola não dispunha, naquele momento, de laboratórios apropriados. Assim foram viabilizados os cursos abaixo destacados (realizados em regime de bolsas de estudo nos centros de treinamento das empresas participantes dessas ações), os quais colaboraram no desenvolvimento de aproximadamente 80 alunos, selecionados pela suas atitudes na escola, ao longo daquele ano letivo:
- Curso de Introdução à Pneumática (FESTO BRASIL LTDA.);
- Curso Básico de Hidráulica (REXROTH AUTOMAÇÃO LTDA.);
- Curso de Motores Diesel Cummins (CUMMINS BRASIL LTDA.).
1996:
- Finalizando a sua gestão de Coordenador do Curso Técnico em Mecânica da ETE Martin Luther King, o Prof. Eng. Marcos Vaskevicius entrega ao Diretor Geral, que o convidou para tal função, um relatório final, no qual aponta a necessidade de se pleitear junto da Superintendência do Centro Paula Souza, mudanças organizacionais que criem caminhos para uma maior e melhor valorização de docentes que geram resultados diferenciados com o seu trabalho para uma ETE, bem como a implantação de regras que confiram maior segurança a empresas parceiras de uma ETE, para assim se viabilizar a continuidade e a ampliação das ações de relacionamento com elas;
- Assim ao longo desse ano o referido docente volta-se apenas para o seu trabalho na sala de aula e fica no aguardo de uma resposta, por parte do Diretor Geral da ETE/Superintendente do Centro Paula Souza, sobre as demandas identificadas ao longo da sua gestão como coordenador. Porém o ano se encerra sem essa resposta e com a maioria das ações de relacionamento com empresas realizadas em 1995, não reeditadas pelo seu substituto na função de coordenação do curso Técnico em Mecânica da ETE Martin Luther King;
- Somada a essa triste constatação de desrespeito profissional, o docente começa a perceber o início de uma política de depreciação salarial na função de professor do ensino técnico estadual, fatos que juntos, o impulsionam a retomar com mais dedicação outras atividades profissionais fora do ambiente de ensino (atuando como consultor e microempreendedor) fazendo-o cessar (por falta de tempo, de recursos financeiros e de segurança jurídica institucional) com as ações de relacionamento com as empresas (as quais tinham perspectivas de ampliação, desde que fossem priorizadas pela ETE), por um longo período (de 1996 até 2004);
2004:
- A partir do final desse ano, o Prof. e Eng. Marcos Vaskevicius vislumbra uma possível retomada no relacionamento com empresas, visando voltar a enriquecer as suas aulas, devido as pesquisas que é solicitado a desenvolver na condição de aluno especial do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas;
- E é com essa reaproximação do setor empresarial, que o docente em questão reúne um material que viabiliza a publicação em 2005 do livro “DESCOBRINDO OS TRATAMENTOS SUPERFICIAIS”, o seu primeiro livro com o apoio de várias empresas ligadas ao referido tema (ver maiores detalhes no link livros técnicos, desse blog).
2006:
- Em meados desse ano o Prof. e Eng. Marcos Vaskevicius, constrói uma rede de relacionamento com algumas das melhores e maiores empresas envolvidas com o desenvolvimento de Tratamentos Térmicos, fato esse decisivo, para viabilizar a publicação em 2007 do livro “DESCOBRINDO OS TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS”, o seu segundo livro com o apoio de várias empresas ligadas ao referido assunto(ver maiores detalhes no link livros técnicos, desse blog).
2009:
- Diante de um novo cenário gerado pela Superintendência do Centro Paula Souza/Governo do Estado de São Paulo, criando a expectativa de uma revalorização para um trabalho diferenciado elaborado por um docente do ensino técnico estadual (implantação de uma nova carreira e criação do bônus mérito), bem como tomando como referência uma meta extraída do SAI (Sistema de Avaliação Institucional) de 2007/2008 a ser alcançada pela ETEC MARTIN LUTHER KING, isto é, propiciar uma relação mais intensa entre os alunos e o setor empresarial, o Prof. e Eng. Marcos Vaskevicius retoma, apoiado pelo “Jornal Gazeta do Tatuapé’, a sua antiga e ambiciosa meta de construir caminhos que possam perenizar relacionamentos entre os seus alunos da ETEC e empresas líderes nos setores em que atuam seja em nível nacional e/ou internacional (tal como já ocorre há anos em algumas unidades do SENAI, ao longo do Brasil), para com isso fortalecer a capacidade competitiva deles no mercado de trabalho globalizado.
- A partir desse novo momento em sua vida pessoal e profissional o docente em questão viabiliza a ocorrência de todos os eventos, de relacionamento escola-empresa que se encontram relacionados nesse blog.