A partir de 2009, quando recomeçou a organizar os eventos de aprendizagem tecnológica em parceria com diversas empresas o Prof. Marcos Vaskevicius procurou valorizar ainda mais os mini projetos que já havia adotado, desde 2001, em todas as aulas em que ministrava na ETEC MARTIN LUTHER KING (como uma das etapas do processo de avalição, da evolução do aprendizado, dos seus discentes), visando estimular o senso de competitividade profissional e a aplicação prática dos conhecimentos assimilados pelos seus alunos, na concepção de um exercício real de engenhosidade, focado para a formação técnica, objeto dos vários cursos técnicos industriais em que o referido docente trabalhava.
1) Projetos de engenhosidade do curso técnico em Manutenção Automotiva:
Foi assim que surgiram nesses últimos anos diversos Projetos de Engenhosidade Básica (PEB), com uma tendência ao erro zero e gerados em sua maioria por alunos sem experiência profissional prévia, fato que transformou esses projetos em um poderoso estímulo de desenvolvimento das competências e habilidades desses alunos, ratificadas nos Projetos ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), conforme notar-se-á, nos mini projetos destacados a seguir:
- Alunos com 4 meses de curso técnico;
- Conhecimentos: Desenho técnico e Tecnologia dos Materiais;
- Recursos: lápis, esquadros, prancheta e catálogos de materiais.
2) Projeto de engenhosidade do curso técnido em Manutenção Automotiva e que evoluiu para um TCC, criado e executado por um grupo de estudantes, dentre os quais alguns que participaram das ações do ensino técnico com empresas:
- Alunos sem experiência profissional prévia;
- Conhecimentos: Desenho Técnico, Desenho Assitido pelo Computador, Tecnologia dos Materiais, Aerodinâmica Veicular, Processos de Fabricação (montagem estrutural, soldagem, modelagem de fibras e pintura) etc.
2.a) Monoposto Aerodinâmico de Competição (via lápis, esquadros e prancheta):
2.b) Monoposto Aerodinâmico de Competição ( via computador-CAD):
3) Projetos de engenhosidade do curso técnico em Mecatrônica:
2.b) Monoposto Aerodinâmico de Competição ( via computador-CAD):
2.c) Monoposto Aerodinâmico de Competição (TCC aprovado)
Técnicos responsáveis:
Claudeni Silva Pinheiro Freitas.
Felipe Silva Dal Sasso.
Filipe de Jesus Matos.
João Victor Tavares Castro.
Leonardo Castro da Silva.
Michael Vieira de Assis.
Vinicius Santana de Oliveira Dias.
Vinicius Valbono Lima.
Orientador responsável:
Prof. Eng. Valdir Ferri Ross
Orientador responsável:
Prof. Eng. Valdir Ferri Ross
3) Projetos de engenhosidade do curso técnico em Mecatrônica:
- Alunos com 8 meses de curso técnico;
- Conhecimentos: Desenho Técnico, Tecnologia dos Materiais Mecânicos e Desenho Assistido pelo Computador;
- Recursos: computador, software AutoCAD e catálogo de materiais.
4) Projetos de conclusão do curso técnico em Mecatrônica, criados e fabricados por grupos de estudantes, dentre os quais alguns que participaram de diversas ações do ensino técnico com empresas:
- Alunos sem experiência profissional prévia;
- Conhecimentos : Desenho técnico, Tecnologia dos Materiais Mecânicos, Desenho Assistido pelo Computador, Processos Industriais, CLP, Microcontroladores, Eletropneumática etc.
4.a) Prensa Recicladora:
4.b) Robô Vigilante:
Técnicos responsáveis:
Cauã Lima
Felipe Silva
Fernando Negrão
Jefferson Sini
Marcus Vinicius
Rafael Dutra
4.b) Robô Vigilante:
1
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Cabeça do Robô
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2
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Led's / Micro-câmera
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3
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Suporte / Cabeça do Robô
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4
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Sirene (Buzzer)
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5
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Sensor Ultra-sônico (Sonar)
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6
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Servo Motor
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7
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Carenagem do Robô
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8
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Roda
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9
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Eixo (Roda traseira)
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10
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Porta de Inspeção
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Técnicos responsáveis:
Eric Yukio Iwano
Fernando Silva Lucio
Henrique Ziroldo de Araujo
Nicolas Passeri Moraes
Rodrigo Daiske Shimada
Samir Prado Perrela Ayache
Thomas Ferreira Alves
5) Projetos de engenhosidade do curso técnido em Mecânica:
- Aluno sem experiência profissional prévia;
- Conhecimentos: Desenho técnico, Tecnologia Mecânica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas e CAD.